Turismo em São Sebastião: Dicas de passeio em São Sebastião
O cardápio de atrações para passeio em São Sebastião é farto. Vai do mergulho em praias desertas ao agito em areias concorridíssimas. Além de incluir passeio de lancha, canoagem e banhos de cachoeira.
Maresias Dia e Noite
A badalada praia que dá nome à vila é o ponto de encontro da juventude, dividindo espaço com os surfistas. Para fugir do burburinho, siga para Toque-Toque Pequeno, mais vazia e bucólica. Todavia à noite, o movimento migra para os bares e restaurantes da Rua Sebastião Romão César. Assim, depois do jantar, todos os caminhos levam às boates da região, com música eletrônica agitando a pista até o amanhecer.
Centro Histórico de São Sebastião
O Centro Histórico é um passeio em São Sebastião que abriga um preservado casario colonial, com prédios datados dos séculos 17 e 18. Uma voltinha a pé a partir da Rua da Praia (que margeia todo o canal) apresenta, certamente, os principais destaques: a Igreja Matriz, a Casa de Câmara e Cadeia Pública, a Capela de São Gonçalo (com Museu de Arte Sacra) e a Casa Esperança. Contudo, os arredores também guardam lembranças como o Sítio Arqueológico de São Francisco.
Passeio de Caiaque pelos rios Una e Cubatão
Com saídas de Barra do Una, os passeios de caiaque duram cerca de três horas em meio à Mata Atlântica. São principalmente dois roteiros: o que desce o rio Cubatão e segue até o encontro com o rio Una é indicado para iniciantes. Enquanto que parte do Una e vai até o encontro com o rio Cristina é mais puxado.
Parque Estadual da Serra do Mar
O parque se espalha por uma área de 315 mil hectares – a maior área de proteção integral de Mata Atlântica do país. Abrangendo parcialmente 23 municípios. Salvo que cerca de 70% do território de São Sebastião estão integrados ao parque, porém, apenas uma única praia da cidade está completamente inserida nos limites da área de preservação: a praia Brava. Aliás, o parque abriga ainda a Cachoeira do Ribeirão do Itu, com três quedas; e o Sítio Arqueológico de São Francisco, tombado pelo Iphan, com ruínas do século 17 – entre elas, colunas de uma antiga capela, um forno de melaço e parte de um sistema de captação de água das cachoeiras.
Portanto, para percorrer as duas trilhas existentes no parque é obrigarório contratar guia. A sede fica em Juqueí, a 50 quilômetros do Centro de São Sebastião. As atrações, porém, estão ao longo da Rio-Santos.
Passeio de lancha
As belas ilhas do Montão de Trigo e das Couves, além do arquipélago As Ilhas são acessíveis em passeios de lancha. O tour tem duração de quatro horas e inclui paradas para mergulho em águas transparentes. Certamente no verão, golfinhos costumam aparecer pelo caminho!
Cachoeiras
Dois complexos de cachoeiras chamam a atenção na região. Um é o da Cachoeira do Ribeirão do Itu, com três quedas, que fica no final da Estrada do Cascalho, em Boiçucanga (acesso pelo Km 162,5 da Rio-Santos). A primeira cachoeira, a da Pedra Lisa, tem piscina natural formada por uma ducha que despenca de 40 metros, eventualmente, perfeita para a prática de rapel. O acesso é fácil, cerca de 30 minutos de caminhada.
Para chegar à segunda queda, contudo, trilha é mais complicada e exige o acompanhamento de um guia. Ela leva à Cachoeira Samambaia-Açu (45 minutos de caminhada), com 20 m de queda e cânion onde é praticado cascading; e à Cachoeira da Serpente (mais 15 minutos de caminhada), certamente, a mais bonita com poço de águas profundas. Entretanto o percurso total tem cerca de 8 km, ida e volta. Na entrada da trilha há estacionamento pago.
Já Cachoeira de Cambury fica na região conhecida como Sertão do Cacau.
O conjunto de três quedas forma piscinas naturais cristalinas. A partir do Km 166 da Rio-Santos, são três quilômetros terra até a área de estacionamento, próxima ao rio Camburi. Depois, 30 minutos em trilhas moderadas. É obrigatório acompanhamento de guia.
Se estiver no Litoral Norte, inclua no seu passeio em São Sebastião as Praias Paradisíacas de Ubatuba, clique aqui e conheça.