Cuidados para quem quer se aventurar
Entre as praias de Lagoinha e Fortaleza, a trilha das 7 praias em Ubatuba, tem 10km de pura belezura. Ao longo do caminho a gente passa por 7 praias: Lagoinha, Praia do Oeste, Peres, Bonete, Praia Deserta, Praia do Cedro, Fortaleza, e ainda bônus – Pontão. Além disso, passamos por encostas, mata atlântica e tem muito contato com a natureza. É uma ótima forma de curtir Ubatuba e recarregar as energias.
Assim, antes de optar pela aventura, fique alerta aos cuidados que você deve observar antes de percorrer esse belíssimo caminho.
A questão da hospedagem
Contudo, como a trilha é longa, talvez não seja uma boa ideia fazer bate e volta se você vier de uma cidade longe, sendo aconselhável passar uma noite em Ubatuba. A trilha pode ser iniciada na Praia da Fortaleza ou na Praia da Lagoinha, então tente reservar sua hospedagem próximo à elas.
Esteja em dia com a academia
Para fazer a trilha completa, é necessário preparo físico mínimo ou ser habituado a fazer trilhas. Começando na praia da Lagoinha, a primeira metade da trilha é bem tranquila, sem muita subida e com o caminho bem limpo e demarcado. Já da metade pra frente, começa a subida e a trilha fica mais puxada. Em alguns trechos têm degraus e algumas árvores caídas, mas não é nada muito absurdo.
Evite períodos de chuva
Toda estação é estação de chuva em Ubatuba, mas tente fazer o trajeto em períodos mais secos. O cuidado aqui é para evitar a todo custo fazer o trajeto com chuva ou, ainda, nos dias seguintes dos dias de chuva.
Fique atento à alimentação e hidratação
As praias são desertas, principalmente fora de temporada – claro, se fosse pra ver um monte de gente, não teria nem graça fazer a trilha. Desta forma, não há exploração comercial, de modo que é necessário levar água e o que mais lhe agradar para matar a larica durante a trilha, que dura, com certeza, no mínimo três horas, não importa o quão rápido você anda.
Roupa apropriada
Inicie a trilha de tênis, há trajetos onde tem que atravessar uma parte do mar para, de fato, começar a caminhada. Portanto, tenha consciência que você vai molhar o pé e, no caso de optar por chinelo, garanta que ele te dê segurança no caminhar.
Além disso, vista roupas leves e confortáveis, tente não levar muito peso, e não esqueça do protetor solar, óculos de sol e repelente.
Tenha companhia
O trajeto inteiro foi cheio de obstáculos naturais. Vários troncos de árvores caídas, alguns trechos de mata fechada. Não paga nada para conhecer o lugar e o Celular funciona parcialmente. A trilha é sinalizada e autoguiada, mas sempre bom ter uma companhia caso haja algum imprevisto.
Programe a volta
Foram quase cinco horas de aventura pela mata. Então é necessário pensar na volta. Questão do horário e meio de transporte para voltar de onde partiu. Veja horários de onibus e busque por outros meios de transporte. A trilha é extensa e é preciso de muita programação para que tudo ocorra bem e que aproveitem esse paraíso!
Seja um viajante consciente:
– Não é permitido acampar em locais não regulamentados;
– Consuma refeições locais e contribua com a economia da região;
– Não faça fogueiras;
– Leve o lixo de volta;
– Respeite os costumes e tradições caiçaras;
– Necessário levar água e lanche;
– São aproximadamente 5 horas de caminhada;
– Recomendável o uso de botas ou tênis;
– Leve protetor solar.
Certamente, a Trilha das 7 Praias em Ubatuba garante uma série de surpresas e sentimentos, podendo ser um programa incrível para quem gosta de contato com a natureza e da paz que isto oferece. Mas fica a dica: programe-se antes!