As tão sonhadas férias ainda estão longe e você precisa de um final de semana para dar aquela relaxada, Ilhabela é o destino que procura. A 200km de São Paulo, a ilha tem dezenas de praias, cachoeiras, quedas d’água e trilhas. Tudo isso vai te fazer esquecer de todos os problemas. Então separamos um roteiro incrível para um fim de semana em Ilhabela.
Contudo chegar lá de carro pode ser um sufoco: após descer a serra por uma estrada íngreme, cheia de curvas perigosas, chega-se a São Sebastião (SP). A partir dali, é preciso seguir placas indicando o porto para pegar a balsa para Ilhabela. Dessa maneira, as vésperas de finais de semana, no verão e em feriados a fila de espera para fazer a passagem pode durar algumas horinhas. Quem compra a passagem no site do Dersa não espera na fila.
Dia 1
Assim comece a seu roteiro de um fim de semana em Ilhabela, logo nas primeiras horas da manhã, pegue o carro e faça um tour pelas praias do lado oeste da ilha. A maioria delas têm o mar calmo, águas transparentes e vista para o continente. Siga para o norte, na praia Jabaquara. Mas depois do primeiro banho de mar, comece a retornar, no sentido sul. A próxima praia é a Pacuíba. Para alcançar a areia, é preciso percorrer cerca de 3km de carro e fazer uma trilha de 5 minutos. A praia é deserta e tem muita sombra – ideal para relaxar.
Sobretudo se deu preguiça de sair do carro para fazer trilha, siga em frente e pare na praia da Armação. A ventania do lugar é perfeita para praticar kitesurfe e windsurfe. As melhores épocas para praticar esportes na Armação são entre março e julho e entre outubro e dezembro. Assim se bater a fome, dá para almoçar ali ou mais para frente, na Praia do Viana, com restaurante à beira-mar.
Além disso nas praias do sul, uma ótima parada para ver a vida marinha são a Praia das Pedras Miúdas, onde está a Ilha das Cabras, um santuário ecológico rodeado por peixes, e a Praia do Portinho. Agora, se você prefere uma praia mais tranquila pra ficar sossegado, a Feiticeira pode ser uma boa alternativa. Bem como sem bar ou quiosque, é ideal para estender a canga e ficar de boa. Depois do tour praiano, para fechar a noite, em Ilhabela tem várias opções de ótimos restaurantes com música ao vivo.
Dia 2
Por que não renovar as energias numa cachoeira? A da Toca fica praticamente dentro da cidade e dá para ir de carro. O lugar tem uma “ducha natural”, poços de água cristalina, um “tobogã” nas pedras e banheiro. Além disso, estacionamento e um bar onde vende sorvete e bebida o ano todo.
Um passeio mais longo, que começa de manhã e termina no meio da tarde, é atravessar o Parque Estadual de Ilhabela por uma estrada de terra mata adentro, cheia de sobe e desce, travessia de rio e um cenário de muito verde. Nem arrisque usar o seu veículo se ele não for 4×4. Tem empresas de passeios que fazem esse tour com jipe. O fim do passeio é na Praia de Castelhanos, com ilhotas que brotam das águas agitadas e formam um visual desses de filme. No entanto se tiver pique ainda dá pra fazer uma trilha até a Cachoeira do Gato, que fica ali perto.
Certamente ainda dá tempo de conhecer Ilhabela um pouco mais. Aproveite para admirar os prédios históricos da Vila, estrategicamente bem iluminados à noite: a Igreja Matriz, que fica no alto de uma escadaria; a Antiga Cadeia e Fórum (atual sede do Parque Estadual de Ilhabela); os canhões enferrujados voltados para a praia, que revelam as lutas dos portugueses para proteger o litoral contra o ataque de piratas; o píer, que recebe navios de cruzeiro durante o verão; e a Colônia de Pescadores.
Por fim se depois desse roteiro de um Fim de Semana em Ilhabela você ainda não voltar para casa renovado, só tem uma opção: antecipe suas férias! Tem muito mais o que fazer em Ilhabela, uma dica excelente é a Praia do Curral, entre outras. Esse aqui é só o começo.