Ilhas do Litoral de SP
Ilhas do litoral de SP para aproveitar um final de semana para ir à praia e virar um hábito bem comum para muitas pessoas. No entanto, esse tipo de passeio pode completar uma viagem para a praia e desbravar as ilhas que estão próximas a ela. Além disso, aventurar-se por estes arquipélagos pode ser uma experiência única e bem mais interessante do que apenas ficar esticadão na areia da praia.
Ilha Anchieta, Ubatuba
Para visitar a Ilha Anchieta, localizada em Ubatuba, é preciso fechar um passeio de barco com agências de turismo da cidade. Sendo assim, a ilha, que no passado serviu como prisão, conta com belas praias e uma vegetação intocada. Além disso, o local é reserva ambiental de pesca e possui trilhas de ecoturismo pra quem quiser curtir a natureza. Bônus: quem se interessa por História pode visitar as ruínas do antigo presídio que ocupava o local nos anos 50.
Ilha do Prumirim, Ubatuba
A Ilha do Prumirim, também localizada no litoral de Ubatuba, fica bem em frente a praia do Prumirim! Além disso, o acesso à ilha é feito por pequenos barcos que saem dessa praia, num trajeto que leva apenas 10 minutos. Por fim, possui somente uma praia, que é bem rústica e não oferece muita infraestrutura aos visitantes. Consequentemente, e pelas suas águas calmas, esverdeadas e rasas, é possível observar os peixinhos nadando em sua volta!
Ilha Montão do Trigo, São Sebastião
A Ilha Montão do Trigo pertence ao município de São Sebastião, estando situada entre o canal da cidade e a enseada de Bertioga. No entanto, a ilha não oferece praias nem faixa de areia, por isso o acesso se dá por meio de um píer improvisado. Além disso, a melhor maneira para chegar até lá é alugando um barco em Barra do Una ou Juquehy. Por fim, o passeio é ideal para quem quer praticar mergulho e explorar as grutas que a ilha forma.
Ilha de Alcatrazes, São Sebastião
Esta é a principal ilha do Arquipélago de Alcatrazes, localizado na costa de São Sebastião, a 35 km do continente. Neste sentido, a distância e isolamento contribuíram para a preservação da flora e, principalmente, da fauna deste local. Além disso, por lá existem espécies que você não encontra em nenhum outro lugar do mundo. Por fim, o local é protegido pelo Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, e pode ser visitado sob a supervisão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Ilha das Couves, Ubatuba
Perto das praias de Barra do Una, Juquehy e Barra do Sahy, a Ilha das Couves é um paraíso perfeito para quem quer sossego e aproveitar uma bela praia. Além disso, cerca de 40 minutos dessas praias, é possível alugar barcos que levam até a ilha por cerca de R$ 50,00. Por fim, muitas pessoas também vão diretamente com barcos próprios para passar o dia. Mergulhar no local é obrigação!
Sangava, Guarujá
Pequena praia que fica entre Santos e Guarujá, Sangava tem apenas 90 metros de extensão, mas fica em volta de uma belíssima área verde e com muitas paisagens naturais. Dá pra chegar nela por um trilha pela Praia do Góes (Guarujá), e também por barcos que saem de Santos ou Guarujá ou então por remo de caiaque ou canoa.
Ficou interessado? Clique aqui e conheça outras paradas no litoral de SP.