O litoral norte de São Paulo reserva praias deslumbrantes com águas cristalinas e areia grossa, cercadas por montanhas e matas. Confira um roteiro para uma Road Trip pelas Praias mais paradisíacas do Litoral.
Seja para um banho de mar, uma trilha em meio à natureza, um mergulho para observar peixes e corais ou para curtir momentos de badalação, você vai encontrar uma praia que é a sua cara. Assim, para melhorar anda mais a viagem de carro, partindo da capital paulista, a rodovia Rio-Santos é uma das mais lindas do país e você certamente verá paisagens deslumbrantes ainda na estrada. Vamos conhecer esse roteiro Road Trip pelas praias do Litoral?
Praia de Guaratuba – Bertioga
Começando essa Road Trip pelas praias do Litoral, com o portal de entrada que é Bertioga. Contudo, nossa dica é a Praia de Guaratuba. Com uma orla bastante extensa, com 8km, a praia de Guaratuba é um local perfeito para relaxar e curtir horas de sossego. Todavia, o acesso é feito por meio dos condomínios fechados que acompanham sua extensão, bastando se identificar como visitante para entrar. O cenário é lindo e o encontro do mar com o Rio Guaratuba proporciona momentos de contemplação. Não há infraestrutura no local, como bares ou restaurantes.
Praia de Calhetas, Toque-toque pequeno e Toque-toque Grande – São Sebastião
Seguindo para São Sebastião, três praias vizinhas valem a visita. A Praia de Toque Toque Grande é privilegiada por seu quase formato de baía, o que faz com que tenha poucas ondas. Apesar de ser uma praia de tombo, seu mar costuma ficar calmo e tranquilo como uma piscina. Não há muitas opções quiosques no local.
Ao seu lado, Toque Toque Pequeno, apesar do nome, é maior que Toque Toque Grande. Com condomínios e casas de pescadores ao redor, a praia é cercada pela Mata Atlântica, possui areia fofa e mar claro. Por ser uma praia de tombo, pode ser aproveitada para nadar e curtir a tranquilidade. A estrutura aqui é maior, e há alguns restaurantes e bares no entorno.
Pouca gente sabe, entre Toque Toque Grande e Toque Toque Pequeno há um paraíso perdido de nome Calhetas. Contudo, o acesso, é realizado pelo Condomínio Calhetas, onde não é permitida a entrada de carros. É necessário caminhar cerca de 2km até chegar a essa restrita praia. Assim ainda selvagem, e aproveitar seu mar calmo e limpo. Mas o esforço é recompensado com um cenário paradisíaco e momentos de muita paz.
Praia da Feiticeira e Bonete – Ilhabela
Para chegar a Ilhabela, pegue uma balsa em São Sebastião e aproveite as belas paisagens da travessia para relaxar. A Praia da Feiticeira é muito sossegada, perfeita para quem quer descansar e mergulhar em águas calmas e claras. Em alguns dias, fora de temporada, é possível praticar mergulho ou flutuação. Além disso, é encantadora, a praia de tombo e areia grossa ainda conta uma cachoeira. Todavia, há poucas opções de quiosques no local.
Ainda em Ilhabela, a praia do Bonete é uma das mais belas da região. Pois, é localizada em meio a uma grande comunidade caiçara, o que contribuiu para sua preservação. Contudo, o acesso só pode ser realizado de duas formas: por meio de uma canoa tradicional da região ou por uma trilha que atravessa o Parque Estadual de Ilhabela. Por se tratar de uma praia que ainda mantém características selvagens e um mar bastante agitado – as ondas chegam a atingir três metros – atrai muitos surfistas e aventureiros. Esse verdadeiro paraíso ainda conta com trilhas e cachoeiras.
Barra do Una e Maresias – São Sebastião
Pegando a balsa de volta a São Sebastião, temos mais dicas de praias na cidade. Então se você quiser conhecer uma que combine mar, rio e montanha em um cenário deslumbrante, não pode deixar de visitar a Barra do Una. Além disso, das belezas naturais, o local também conta com uma estrutura náutica de onde partem alguns passeios para ilhas da região. Um dos lugares mais bonitos do local é uma faixa de areia que separa o mar do Rio do Una, formando uma das paisagens mais belas do litoral norte.
Para quem prefere um pouco mais de agito, certamente, Maresias é a praia mais badalada da região. Pois, são quatro quilômetros de faixa de areia e ondas muito fortes, o que atrai muitos surfistas. Com areia fina e um mar de cor azul turquesa, Maresias é o local ideal para passar bons momentos curtindo a natureza. Sobretudo, quando chega a noite, muitos jovens de reúnem na areia. Há também estrutura de hotéis e quiosques na praia.
Ilha das Couves e Praia do Cedro – Ubatuba
Para fechar o ciclo, Ubatuba conta com mais de 106 praias em sua extensão. A Praia do Cedro, ou Cedrinho, é uma opção que vale muito a pena, cujo acesso é realizado por uma estrada de terra e, depois, por uma trilha com duração de quarenta minutos. Para quem não está acostumado, a trilha pode ser um pouco mais complicada, mas vale a pena encarar. As águas são cristalinas, o local é tranquilo e há um bar atendendo os turistas.
A Ilha das Couves é outro passeio imperdível para quem visita Ubatuba. A travessia é realizada por barcos que partem da praia de Picinguaba. A dica é ir cedo para conseguir aproveitar o passeio com mais tranquilidade, pois a ilha costuma receber muitos turistas. O cenário selvagem, com rochas e mata no entorno, é impressionante. As águas da ilha são ideais para a prática de mergulho com snorkel, que pode ser alugado por lá, possibilitando ver muitos peixinhos, corais e até mesmo tartarugas marinhas. Há, também, trilhas que levam a outros trechos da ilha.