Stand Up Paddle
A modalidade esportiva que mais se popularizou no Brasil é chamada de Stand up paddle surf (SUP). Logo, sua origem é datada em meados de 1960 em Waikiki (Havai). Também, é onde os famosos Beach Boys se encarregaram de dar o pontapé inicial neste esporte, que já é cultuado por muitas pessoas. O termo Stand Up Paddle Boarding é chamado na língua havaiana de Hoe He’e nalu (e significa Ku= em pé, Hoe=Remar, He’e=Surfar, Nalu=Onda), e sua história está diretamente ligada ao Surf. Pois, relembra uma maneira muito antiga de se praticar o esporte. Entretanto, antigamente os professores e mestres, que instruíam seus grupos em como surfar, se mantinham em pé nas pranchas, apoiados com um remo, com o intuito de terem mais visibilidade.
No início dos anos 2000, surfistas havaianos como Dave Kalama (acima), Brian Keaulana, Rick Thomas, Archie Kalepa e Laird Hamilton começaram a praticar o SUP. Entretanto, consistia em uma forma alternativa de treino, quando o mar não estava em condições para a prática do surf. Com o passar dos anos foram participando em eventos como o Molokai to Oahu Paddleboard Race e Makaha’s Big Board Surfing Classic. Logo, agora já podemos encontrar surfers em muitas das corridas de Paddleboard como participantes de SUP.
Stand Up Paddle no Brasil…
No Brasil esta modalidade teve seu início pela prática dos surfistas Haroldo Ambrósio e Jorge Pacelli. Além disso, juntos, inovavam cada vez mais os acessórios para aprimorar as técnicas deste esporte. No entanto, inicialmente praticado nas praias do Rio de Janeiro e São Paulo, o esporte já possui adeptos no país todo, incluindo lagos em Brasília.
O Stand up paddle pode ser praticado em quatro modalidades, são elas: Race, Wave, Freestyle e Rafting.
Race
Race tem como objetivo terminar o percurso no menor tempo possível e ultrapassar a linha de chegada antes dos outros competidores. Nisto, a prancha possui tamanho grande e parte frontal parecida com o desenho de uma Canoa, para adquirir maior estabilidade e se manter em linha reta. Além disso, os Remos possuem a pá maior, para garantir mais velocidade.
Wave
Já o objetivo da modalidade Wave é integrar o surf clássico ao uso do remo, o praticante deve surfar e utilizar o remo como auxilio para realizar as manobras. No entanto, a prancha possui design parecido com a de surf, porém com uma leve curvatura ao fundo e três quilhas.
Freestyle
A modalidade Freestyle é considerada a mais praticada. Pois, o objetivo é apenas realizar manobras com a ajuda do corpo e do remo.
Rafting
Já a Rafting é praticada por quem aprecia descer enormes corredeiras de rios e cachoeiras. Além disso, existem ainda outras variações do SUP, são elas: SUP PEsca, SUP Yoga, SUP em Rios e Corredeiras.
Em Ubatuba, existem praias que têm a possibilidade de praticar Stand Up Paddle, clique aqui e conheça algumas delas.